sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

-> Química


Ácidos: Substâncias como o ácido cítrico, presente no limão, e o ácido acético, que constitui o vinagre, estão reunidos na função química ácido. E elas apresentam pelo menos uma caracterítica comum: o sabor azedo. Mas não se deve usar o paladar para classificar substâncias desconhecidas. Esse é um procedimento que jamais deve ser adotado em laboratório pois é muito perigoso: muitas das substâncias contidas nos frascos são tóxicas e podem causar a morte; outras podem provocar queimaduras graves entre outros danos à saúde. Além do gosto amargo dos ácidos, eles também em geral, são tóxicos e corrosivos.

Identificação prática dos ácidos

Na Seara da Ciência, aprendemos como identificar um substância ácida através dos indicadores, ou sej
a, substâncias específicas cuja coloração é alterada em presença de uma determinada substância. A coloração que surge na presença do ácido testado depende do indicador utilizado. Um dos indicadores bastante usados é o papel de tornassol, que pode ser encontrado nas cores azul e vermelho. Em meio ácido, o azul fica vermelho e o vermelho não muda de cor (Ele se torna azul em meio básico).

Bases: As substâncias básicas ou substâncias alcalinas se caracterizam por apesentar gosto adstringente ou cáusticos, e como os ácidos, elas também podem ser identificadas através de indicadores. O papel de tornassol vermelho adquire coloração azul quando o meio é básico e o papel azul permanece azul nesse meio. Outro indicador muito utilizado em laboratórios é a fenolftaleina. Ela se apresenta em pó branco insolúvel na água, mas solúvel em álcool. A solução alcoólica fenolftaleina, incolor em meio ácido, torna-se vermelha ou rosada em meio básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário